sexta-feira, 20 de maio de 2011

BIO-GÁS, O FUTURO?

Hoje foi um dia muito importante, pois estávamos agendados para uma visita à Prefeitura para uma audiência com o Prefeito da cidade de Melle, Dr. André Berghegger, às 10h00.
Fomos recebidos no salão nobre da Prefeitura e tivemos a honra de ver o Prefeito com o seu colar comemorativo. Este colar somente pode ser usado dentro das instalações da Prefeitura para ocasiões muito especiais e como o Dr. André dizia, esta é uma ocasião especial por sermos enviados do Rotary do qual ele também é membro há dois anos.
Dr. Berghegger nos falou um pouco sobre a cidade de Melle que pertence ao Estado da Baixa Saxônia e faz parte do Distrito de Osnabrück. Esta cidade tem ao seu redor mais 7 cidades menores que foram agregadas a Melle a 38 anos formando a maior cidade em área da Baixa Saxônia e com ca. de 57.000 moradores.
Muito conhecida por ser uma cidade que traz a pequena e média indústria tem hoje uma receita de arrecadação de 65 milhões de Euros por ano, sendo que a educação é a área administrativa da gestão deste Prefeito que mais se utiliza deste orçamento.
Como curiosidade existe um grande quadro no salão nobre que representa a cidade de Melle muito bem com todas as suas atividades e tipos de pessoas ali presentes.

Almoçamos num restaurante no centro de Melle, não muito longe da Prefeitura depois de termos feito um pequeno passeio pela cidade. Foi divino, pois escolhemos dois dos pratos mais típicos para o nosso paladar. 3 comeram bife argentino com batatas e a Carolina comeu massa com camarão. Tudo de bom!!!

Depois deste belo almoço nos dirigimos a casa dos nossos hostes para depois seguirmos à visita a uma usina de biogás não muito longe de nossa casa.
Aprendemos muito sobre como é o funcionamento de uma usina de reciclagem de material orgânico (milho, esterco) que gera gás e é utilizada para aquecer residências e escritórios ou fábricas de 3.000 consumidores assim como prestar o serviço de entrega de energia elétrica a edifícios de órgãos públicos e também para a livre iniciativa.
No fundo o que vimos foi um produtor de máquinas e equipamentos, a empresa Huning que tem um areal de demonstração e produção de energia muito bem montado para apresentar o seu equipamento em funcionamento alimentando uma cidade como Melle. Muito inteligente o processo e sua apresentação.

Ao terminarmos este compromisso voltamos para casa dos nossos hostes para um coffee ice e em seguida fomos fazer um pequeno tour por Bad Rothenfelde e visitamos ainda dois castelos do século passado nos quais as famílias herdeiras ainda vivem a muito custo pelo prazer de serem proprietários de um patrimônio histórico como este.
Em Bad Rothenfelde, que é uma região de recuperação de pessoas doentes, pudemos desfrutar de alguns momentos de praia. Como isto?
No centro da cidade existe construído um muro. Ele deve ter uns 10 metros de altura e ca. de 500 metros de comprimento. Este muro é totalmente construído de galhos de árvores de cima embaixo por onde escorre água salgada que é colhida do subsolo salino deste muro. Ao redor do muro existe um caminho e enquanto se caminha percebe-se a brisa húmida e salgada pelo vento que ali transita. A sensação é de brisa do mar como estamos acostumados quando estamos no nosso litoral. Muito boa a idéia surgida na época em que na região os mineiros ficavam muito tempo debaixo da terra e quando voltavam sofriam de problemas respiratórios e que hoje seriam eliminados por conta desta parede.
Vimos ainda dois castelos na vila de Gesmold e depois fomos para casa onde jantamos sossegadamente até quando os hostes das meninas veio as pegar.

O dia terminou na tábua de passar roupa com muita risada e conversa e muito cansaço e com a torcida de um dia muito proveitoso em Osnabrück amanhã por volta das 10h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário