quarta-feira, 18 de maio de 2011

O MUNDO WAFFEL

Nada como um dia após o outro.
Acordamos hoje nas nossas novas famílias, Maria Carolina na casa da família Stock, Juliana e Geilsa na casa dos Mittelstaedt e Claudemir e eu na casa de Irmi e Bernhard.r Por volta das 08h00 acordamos para tomar café pois queríamos tomar café juntos e em seguida seriamos apanhados pelo Uli às 09h00 para seguirmos em busca da Carolina e estarmos até 10h00 no Museum livre a aberto de Kalkriese, lugar onde ocorreu a batalha do Teuteburguer Wald. Algo que para a nossa realidade de história não está presente, mas que com um pouco de pesquisa pode ser melhorado.
O guia, um alemão muito versátil e bem preparado para guiar grupos pelo terreno das batalhas de 2000 anos atrás onde naquele espaço foram assassinados mais de 25.000 soldados.
Dr. Michael Koch se chamava o nosso guia, falava um inglês jamais ouvido pelo time do IGE, rápido-rasteiro e deveras incompreensível, porém, simpático. Tivemos experiências muito interessantes naquele Museum e no final da nossa visita ainda tivemos a chance de tomar um café na cafeteria do local e conversar um pouco com os nossos anfitriões.
Em seguida fomos ao restaurante Darpvenner Diele onde degustamos um belo almoço com carne de bife à role, repolho roxo com batata cozida e haspargos com molho bearnaise, algo bem típico da região e muito gostoso. Para sobremesa desfrutamos de um pudim de chocolate que mais parecia mousse, e muito gostoso.
Em seguida nos dirigimos à empresa de um companheiro de Rotary – Wilhelm Meyer zu Venne que hoje deve ser o maior produtor de Waffels do mundo. Tudo que se imagina que possa receber Waffels é feito em 3 fábricas (Alemanha, Polônia e Ukrania) em poder da família Meyer zu Venne desde 1934.
Fomos recebidos pelo Dono, esposa e filho e vimos a fábrica e, como em todos os lugares desfrutamos de café com bolo.
Desta visita fomos diretamente para a casa do Michael Stock, Host da Maria Carolina, pois ali aconteceria o jantar deste dia por volta das 19h00 – 19h30.
Chegamos ali umas 16h30 e fizemos a nossa lição de casa, todos os 5 sentados no terraço da casa até as 18h30.
Preparamos um pouco o restante do nosso tempo nos demais locais por onde iremos passar solicitando para alguns clubes mudarem os seus horários e visitas para um melhor aproveitamento do grupo, vamos ver quem nos responderá.
Por volta das 19h00 começaram a chegar as nossas Host Families para o churrasco, churrasco de alemão, mas super bem preparado, gostamos muito.
Mais uma vez comida e todos nós comemos demais. Será que estamos engordando?
A volta para as nossas casas aconteceu 22h00.