domingo, 15 de maio de 2011

CANOAS TEUTO-BRASILEIRAS

Hoje, dia 15/05/2011, parecia amanhecer com chuva e prometia ser um dia com um tempinho que jamais havíamos tido durante toda a nossa viagem.
De manhã, por volta das 09h45, Claudemir, Geilsa e Mario foram juntamente com a Christine à um culto da Igreja Evangélica Luterana numa Igreja pequena mas muito agradável que fica num terreno que acompanha um cemitério luterano. Um momento de silêncio, introspecção assim como de alegria para juntos com a Comunidade de Overledigen-Rhauderfehn cantarmos alguns cânticos típicos deles.
O culto terminou as 11h00 e Christiane nos levou para nossas casas, pois mais tarde...
O que aconteceu?
O tempo virou e nos trouxe um belo dia ensolarado com ventos agüentáveis, mas frios e bem no final, na hora da foto resolver começar a chover. Tudo bem, já estava chegando ao final do nosso passeio mesmo e dentro do container onde estávamos almoçando estávamos bem protegidos.
O dia aconteceu todo ao ar livre numa das três comunidades (condados) de Overledingen – Westoverledigen num canal de águas avermelhadas de onde partiu uma missão dos marinheiros teuto-brasileiros em direção ao Mar de Riede até Langholt e de volta.
Havíamos chegado ao local de onde sairíamos de canoa em várias embarcações de 3, 4 e 10 lugares, com os nossas host families, seus filhos e alguns outros amigos do Rotary Club Overledingen-Rahuderfehn às 13h30.
Foram mais um menos uns 3 Km de margens que percorremos até chegarmos a uma ponte onde éramos esperados pelos organizadores do Paddel & Pedalstation com 3 deliciosos bolos e refrigerantes além, é claro, da turma do “chegou antes” que fotografava os remanescentes chegando.
Depois da fome veio a preocupação, pois teríamos que voltar tudo aquilo e não estávamos animados como na ida, parecia que iria ser muito desgastante voltar remando todo aquele caminho até que pudéssemos desfrutar de um delicioso churrasco, porém, fomos....
O barco que havia chego por último foi o que saiu primeiro e acelerou remando todos juntos no ritmo anunciado pelo filho do Thomas, Martin, que não deixava ninguém descansar pois queria mesmo sair em primeiro e chegar nesta mesma posição uma vez que havíamos perdido esta posição anteriormente. Vejam bem, conseguimos!!!
Quando atracamos no cais original descemos da embarcação e andamos sobre o dique alguns bons metros em direção contrária pois queríamos fotografar a turma que chegaria depois de nós e ninguém chegava, quando de repente um dos nossos 5 barcos avisa que houve um capotamento. Como assim? Um de nossos barquinhos capotou, aonde, como e será que alguém se machucou???? Dúvidas, dúvidas.... más de repente avistamos o Claudemir andando na margem sobre o dique com os dois remos na mão todo molhado, com um pouco (mega-frio) e em seguida os hostes dele.
Logo depois mais uma informação que uma outra de nossas canoas também havia virado, porém estes somente deixaram as filhas voltarem andando e desviraram o barco para poder remar até o destino.
Todos no destino a turma do Paddel & Pedalstation já estavam preparando o churrasco com bisteca de porco e lingüiça branca, saladas diversas, batata souté e um pão muito delicioso coberto com queijo derretido e refrigerantes e cervejas.
Almoçamos em silêncio, quase 30 pessoas sentadas num espaço e se ouvia os pássaros cantarolando lá fora. Parecia mesmo que todos estavam morrendo de fome!
Por volta de umas 17h30 resolvemos aproveitar o momento familiar e entregar o nosso CD às nossas famílias agradecendo pela acolhida e pela programação que nos proporcionaram até aquele momento.
Depois disto cada um foi com sua família para casa e a programação seguiu individualmente.
Se cada um puder escrever o que ainda houve, fazer, algum complemento, que esteja à vontade para adicionar a sua redação.
O resumo do dia: DEZ como o nosso distrito 4420.

Nenhum comentário:

Postar um comentário